19.8.17

parei de fumar e não engordei?

Quando será que eu vou entender de uma vez por todas que as siglas do meu nome não querem dizer Mulher Maravilha e sim Mônica Montone?

Tenho a estranha mania, desde criança, de achar que posso tudo - inclusive desafiar a ciência -  e quando a vida me prova o contrário capoto a cem quilômetros por hora. Sobrevivo, renasço das cinzas a cada acidente, mas confesso que depois de crescida não tenho visto muita graça nesses rodopios e que tenho me cobrado um cadinho mais de sensatez.

Minha última capotagem foi acreditar que seria possível parar de fumar e não engordar. Bastava ter disciplina, foco, fé, determinação e todas essas coisas que a gente lê por aí. Bastava fazer substituições inteligentes, beber muita água, comer cenoura em palitos na hora da compulsão etc e tal.

Consegui não engordar durante os quatro primeiros meses sem cigarro, mas nos outros cinco que seguiram (fase em que me encontro/ 9 meses sem cigarro) muita coisa mudou. Tive depressão, crises ansiosas, crises de pânico. Engordei 8kg - na verdade 5kg, pois emagreci 3kg antes de parar de fumar -  em cinco meses e passei a repensar minha relação com meu corpo, com a comida e com a fase saudável que estava querendo iniciar ao optar por deixar o cigarro depois de mais de 20 anos de fumaça.

Comecei a montar este blog no início da minha jornada, tomei nota de muitas sensações e crises que tive para compartilhar a experiência e só não publiquei antes porque tive receio de recaídas (já parei e voltei inúmeras vezes) e medo de não dar conta da proposta inicial: parar de fumar e não engordar.

Achei melhor esperar. E tanta coisa aconteceu de lá pra cá. Fiz tantas pesquisas sobre tabagismo e alimentação; passei por tantas aflições, tantas pequenas mortes e tanta superação. Aprendi tanta coisa, tanta, tanta, tanta, que senti uma baita vontade de partilhar esse conhecimento e de contar como foi o meu processo e senti, também, que 9 meses era uma data bonita para dar início a essa jornada: o tempo em que se forma uma vida.

Quer parar de fumar e está com medo de engordar? Vem comigo que eu te explico no caminho.

monicamontone



imagem: google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...