30.10.17

sim, eu engordei e me frustro por isso

O problema é que quando eu fumava eu tinha uma “aparência” de vida saudável, mas estava longe de ser totalmente saudável. Meu café da manhã, por exemplo, se resumia a coca-zero muito gelada + dois cigarros + uma cápsula de alcachofra pra combater o enjoo e boca amarga de tantos cigarros fumados na madrugada anterior.

Além disso, fazia apenas duas boas refeições (com muita salada, legumes e grãos integrais, ok) ao dia e só.

O restante do dia era a base de coca-zero e cigarro. Simplesmente não tinha fome. Era capaz de passar 10 horas em jejum sem me dar conta. Não forçava a restrição, simplesmente não tinha fome e não me lembrava de comer.

Às vezes eu também trocava o jantar por um baldão de pipoca. Evitava pães e massas (refinados ou integrais), não comia doce (só chocolate na TPM às vezes) e ingeria bebida alcoólica só em ocasiões especiais.

Não comia fruta (tinha pavor à fruta), não bebia água e minhas atividades físicas se resumiam a caminhadas, pedaladas na praia e às vezes yoga. E fumava, fumava feito uma caipora, quase dois maços inteiros por dia. 

Eu não fazia tudo isso para me manter com 59/60kg, meu peso de sempre, mas porque essa era minha rotina, essas eram minhas necessidades.

Sempre que uma amiga dormia em casa e ficava assombrada na manhã seguinte com meu "café da manhã" e eu apenas ria e dizia: nunca tive fome pela manhã.

Como as coisas estão, hoje?

Continuo não tomando café da manhã, para o desespero dos nutricionistas, mas o que posso fazer se não tenho fome de manhã? Ao menos agora eu bebo água em jejum e não coca-zero e às vezes até arrisco um suco verde ou um mamão papaia com aveia.

Meu almoço continua saudável como sempre, meu jantar também. Mas passei de duas refeições para quatro ou cinco. Além de almoçar e jantar eu tenho comido generosas porções de frutas, mingau de aveia, banana com aveia e mel, tapioca com ovos mexidos, pipoca de panela, pão de queijo de frigideira (ovo, tapioca e requeijão batidos), chips de batata doce feito em casa.

Tudo saudável? Tudo saudável! Mas minhas porções dobraram, triplicaram, daí o meu ganho de peso. Óbvio! Ninguém engorda do vento.

Treino cinco dias por semana e aos finais de semana caminho no calçadão da praia. Não tenho comido doce, tenho bebido bem socialmente e somente nos finais de semana, continuo sem comer pães e massas e tenho feito atividade física diariamente (cardio + funcional).

Ou seja? Sinto MUITA frustração quando subo na balança e vejo que engordei 7kg.

Uma vida REALMENTE saudável (com atividade física regular, sem açúcar, baixo consumo de carboidratos refinados/processados, ingestão de frutas, 4 porções/refeições diárias, ingestão de água e chás, redução de refrigerante light) me levou a 7kg a mais na balança. Por mais que eu saiba que estou mais saudável essa matemática simplesmente não fecha na minha cabeça, a de que saúde = ganho de peso. 

Minha pele está mais bonita? Está! Estou com cara de gente saudável (porque realmente estou mais saudável)? Estou! Porém estou totalmente frustrada. Sei que não devia, que essa questão toda tem a ver com padrões pré-estabelecidos etc e tal, mas estou sendo honesta!

Não são dois ou três quilinhos, são sete!!!! Embora todos digam "não dá nem para perceber" eu percebo, minhas roupas percebem! Já pulei do 38/40 para o 42, já tive que soltar penses de calças; saias e vestidos justos que sempre amei continuam servindo, mas marcam coisas que não quero mostrar. É frustrante não caber nas próprias roupas, é frustrante perceber que a saia que ficava linda agora te deixa parecendo uma linguiça embalada à vácuo. 

Eu não preciso de reeducação alimentar, eu já como muito bem! Sou ovo-lacto-vegetariana e não como frituras, doces e carboidratos refinados quase nunca. Sempre AMEI saladas, legumes, grãos, chás -  o que alguns consideram "fazer dieta" para mim sempre foi minha alimentação normal.

Exercito-me duas horas por dia, estou longe de ser sedentária.

Qual seria a prescrição para mim? Dieta da luz? Virar rata de academia e passar 5h por dia treinando obsessivamente? 

Realmente, não sei. Realmente é MUITO frustrante.

Por ora o que vou (tentar) fazer é diminuir o tamanho das porções e beber ainda mais água e chá. Vamos ver se funciona.

Nota: escrevi esse texto dia 01/08/2017, ou seja, há quase três meses e de lá pra cá engordei 1kg. Para quem passou um mês fora de casa devido a uma viagem de trabalho achei ok. A segunda boa notícia é que por mais que eu me frustre com essa mudança indesejada no meu corpo no fundo eu sei que ela não é tão comprometedora assim e estou conseguindo lidar com essa questão com menos sofrimento. O motivo de estar sofrendo menos? Conto em outro post. 

monicamontone




fotos do final de semana passado/ 11 meses sem fumar/  67kg

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...