20.8.17

é possível emagrecer depois de deixar o cigarro

A grandessíssima merda do tabagismo é que na maioria dos casos não vemos os malefícios no presente, no agora. 

O inferno aparece como uma promessa de problema num futuro que pode ou não acontecer -  afinal, o arquiteto Oscar Niemeyer fumou até os seus 105 anos, não é mesmo?

No entanto, casos como o de Niemeyer são raríssimos. As estatísticas dão conta de que o número de mortes relacionadas ao tabagismo no Brasil é de 156 mil ao ano.   

E mesmo quando há casos de problemas decorrentes do cigarro na família (meu caso) tendemos a achar que com a gente vai ser diferente.

Venho de uma família de tabagistas. Aliás, fui gerada na mais pura nicotina. Minha mãe fumou durante toda a gestação e processo de amamentação - naquela época não circulava tanta informação como hoje -  e seguiu fumando 3 maços de cigarros até passar por um baita susto há alguns anos atrás (enfartar) e abandonar o vício. Meu pai fumou 3 maços de cigarros por mais de trinta anos e teve sérias complicações no estômago, passou por uma cirurgia delicada e abandonou o vício. Meu avô paterno fumava e teve câncer de pulmão (faleceu). Minha madrasta fumou por um tempo e parou, mas muitos anos depois desenvolveu um câncer de pulmão e veio a falecer.

Ou seja? A prova de que fumar é uma grandessíssima merda sempre esteve dentro da minha casa. O que não me impediu de começar a fumar aos 12 na escola e depois aos 15 roubar maços dos pacotes que circulavam pela casa - ninguém ainda tinha adoecido ou morrido na minha família por conta do cigarro e as propagandas do Free eram tão lindas, né? Cheias de jovens livres, bonitos e descolados ¨com alguma coisa em comum".

Aos vinte e poucos tentei parar uma vez por vaidade (estava incomodada com meus dentes amarelos) e depois segui parando, surtando, recaindo, surtando, fumando, parando nos trinta e poucos adentro.

Todas as seis vezes em que parei a preocupação nunca foi com a minha saúde (que vexame!): parava porque estava sem fôlego para dançar, porque enjoava do cheiro nos cabelos, porque os dentes estavam amarelos, porque a pele estava congestionada e opaca. Porém todas essas tentativas tiveram algo em comum: o medo de engordar.

É praticamente impossível convencer uma mocinha que tem medo de engordar a parar de fumar. O reino dos céus (não adoecer no futuro) parece distante demais, pior que isso, o preço a pagar pelo reino dos céus parece altíssimo: a autoestima em frangalhos.

Nem mesmo a mais politizada, a mais consciente, a mais lúcida, a mais letrada, a mais viajada e inteligente das criaturas conseguiria aceitar esse copo de veneno chamado “engordar” de bom grado.

- Engordar?

- Não, obrigada, tem outra coisa no cardápio?

Não se trata de falta de inteligência ou lucidez, simplesmente somos humanos e não conseguimos lidar com a possibilidade do ganho de peso de maneira natural, não nessa sociedade e cultura em que nos encontramos; por isso fugimos do assunto, por isso adiamos o abandono do vício.

A boa notícia é que o ganho de peso pode  não ser tão feio quanto imaginamos! Pode ser moderado e em alguns casos sequer notamos a diferença. Ah, e depois que o corpo se adapta às mudanças ele tende a voltar ao seu normal.

Quem provou isso além da ciência?

Nada mais nada menos que Gisele Bündchen e Juliana Paes. Ah, e meu processo pessoal tem me mostrado isso!

Confira essa matéria sobre a Gisele:

Talvez você não tenha notado - afinal, ela é linda de qualquer modo -, mas a über modelo Gisele Bündchen ganhou pouco mais de seis quilos desde que parou de fumar, no fim do ano passado. A gaúcha decidiu que não fumaria mais e está tentando se manter firme longe do vício. Com o paladar mais aguçado, Gisele descobriu outro prazer: a comida. A modelo disse ao jornal britânico "The Sun" que agora, livre do gosto do cigarro, sente o verdadeiro sabor dos alimentos. fonte

E siiiiim, para quem não sabe, Juliana Paes, que hoje exibe um corpão na novela A força do Querer com sua personagem Bibi, já foi fumante e parou.

Quer parar de fumar mas tem medo de engordar? Vem comigo que eu te explico no caminho.

monicamontone

foto: google 



Juliana Paes em depoimento no Dia Mundial Sem Tabaco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...