23.8.17

parar de fumar: não basta ter apenas força de vontade

Hoje encontrei uma amiga que tem 80 anos e está sendo coagida a parar de fumar por conta de uma tosse que não melhora. Trata-se de uma mulher incrível, totalmente libertária e a frente do seu tempo, que tive o prazer de conhecer no meu escritório (leia: café que frequento).

Como a grande maioria das pessoas, H* acredita que parar de fumar é uma questão de força de vontade. Não é! Fiquei tentando convencê-la de que essa história de força de vontade é uma grande lenda urbana, uma fábula moderna mal contada.

É claro que é preciso ter o desejo de parar; que a pessoa tem que querer parar e, é claro, também, que ela deve ter força para resistir aos momentos mais agudos de desespero e abstinência.

No entanto, tenho para mim que a tal força de vontade representa apenas 20% do processo, sendo os outros 80% metade químico/fisiológico e metade psicológico-comportamental.

Somente quando aceitei que o vício era, sim, maior do que eu -  portanto maior que minha força de vontade -  consegui deixar o cigarro.

Foram seis tentativas frustradas. Seis tentativas onde subestimei o poder do vício, em que não dei a devida atenção ao processo e acabei recaindo.

Espero que a sétima tentativa seja a derradeira. Lá se vão nove meses.

Depois de ter enfrentado um quadro de depressão, crises ansiosas e síndrome do pânico, tudo o que consigo pensar sobre o cigarro é: "não vou passar por essa merda tooooda de novo nem fodendo".

Cada pessoa é um universo é cada corpo reage de uma forma diferente aos estímulos químicos. No meu caso (fumante por mais de 20 anos, ansiosa por natureza, compulsiva -  todo vício esconde uma compulsão) a retirada do cigarro demandou o desenvolvimento de uma nova rotina, a criação de "obsessões/compulsões" saudáveis, além de reforços como terapia, acupuntura, florais, yôga, meditação e homeopatia - sobre esses reforços vou falar separadamente, um a um, em outras postagens.

O que quero com este post é dizer para as pessoas que estão tentando parar de fumar e que não estão conseguindo que elas não devem se sentir um fracasso por isso - sentindo-se um fracasso aí mesmo é que não terão forças para iniciar essa jornada.

Sim, o cigarro é mais forte que você! Pessoas autossuficientes (como eu) tem verdadeira ojeriza desse fato, dessa constatação, mas enquanto isso não for aceito, nada feito, não haverá como parar de fumar. Ou seja, é preciso sobretudo humildade para parar de fumar.

Para quem é viciado de verdade (como eu) esse papo de "eu paro a hora que eu quiser" é pura enganação.

Admitir o problema é sempre o primeiro passo. Se você não conhece a força do seu inimigo como poderá lutar contra ele?


monicamontone

imagem: google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...