23.8.17

síndrome de abstinência: como funciona e quanto tempo dura

 É curioso o fato de que quase todos os especialistas afirmem que a nicotina é mais difícil de ser vencida do que a cocaína, mas, apesar disso, tendem a tratar a abstinência do cigarro como se fosse mais leve ou menos importante que as demais. Nunca entendi essa contradição muito bem. O texto abaixo, por exemplo, retirado do site Saúde Melhor, fala de drogas em geral, porém não cita o cigarro. Reconheci muitos dos sintomas que enfrentei e enfrento dentro desses nove meses sem cigarro em que me encontro. Se os especialistas afirmam que a nicotina é mais difícil de vencer que a cocaína, tomo a liberdade de colocar ambas no mesmo saco: drogas que produzem abstinência física e emocional. Se você está abstêmio dos bastonetes nicotinosos leia e tire suas próprias conclusões. 

monicamontone

A abstinência ocorre porque o cérebro funciona como uma mola quando se trata de vício. Drogas e álcool são depressores do cérebro que empurram para baixo o lado bom da coisa. Eles suprimem a produção do seu cérebro de neurotransmissores como a noradrenalina. 

Quando você para de usar drogas ou álcool é como tirar o peso, e seu cérebro tem um rebote, produzindo uma onda de adrenalina que faz os sintomas de abstinência.

Cada droga é diferente. Algumas drogas produzem abstinência significativa física (álcool, opiáceos e tranquilizantes). Algumas drogas produzem pouca abstinência física, mas uma mais emocional (cocaína, maconha e ecstasy). 

O padrão de cada pessoa na abstinência física também é diferente. Você pode experimentar pouco a retirada física. Mas isso não significa que você não é viciado, em vez disso você pode experimentar uma mais emocional.

Abaixo estão duas listas de sintomas de abstinência. A primeira lista é os sintomas de abstinência emocionais produzidas por todas as drogas. Você pode experimentá-los se você tem sintomas de abstinência física ou não. A segunda lista é os sintomas físicos de abstinência que ocorrem geralmente com álcool, opiáceos e tranquilizantes.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA EMOCIONAIS

Ansiedade;
Inquietação;
Irritabilidade;
Insônia;
Dores de cabeça;
Falta de concentração;
Depressão;
Isolamento social.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA FÍSICA

Sudorese;
Coração acelerado;
Taquicardia;
Tensão muscular;
Aperto no peito;
Dificuldade em respirar;
Tremores;
Náuseas, vômitos ou diarréia.

SINTOMAS DE ABSTINÊNCIA PERIGOSOS

Álcool e tranquilizantes produzem a abstinência física mais perigosa. De repente, parar de álcool ou tranquilizantes pode levar a convulsões, derrames ou ataques cardíacos em pacientes de alto risco. A desintoxicação sob supervisão médica pode minimizar os sintomas de abstinência e reduzir o risco de complicações perigosas. Alguns dos sintomas perigosos de abstinência de álcool e tranquilizantes são:

Convulsões graves;
Ataques cardíacos
Derrames ou infartes;
Alucinações;
Delirium tremens (DTs).

Abstinência de opiáceos, como a heroína, são extremamente desconfortáveis, mas não perigosas, a menos que eles sejam misturados com outras drogas. A abstinência de heroína não produz convulsões, ataques cardíacos, derrames ou delirium tremens.

ABSTINÊNCIA PÓS-AGUDA  

A primeira fase da abstinência é a fase aguda, que geralmente dura algumas semanas. A segunda etapa é a fase pós-aguda. Os sintomas de abstinência pós-aguda mais comuns são:

Mudanças de humor;
Ansiedade;
Irritabilidade;
Cansaço;
Energia variável;
Baixa entusiasmo;
Concentração variável;
Sono perturbado.

Esta fase se sente como uma montanha-russa de sintomas. No início, os sintomas vão mudar minuto a minuto e de uma hora para outra. Mais tarde, quando você recuperar mais eles vão desaparecer por algumas semanas ou meses, só para voltar novamente. Como você continuar a recuperar os bons trechos vai durar mais e mais. Mas os maus períodos de abstinência pós-aguda pode ser tão intensos e durar apenas um pouco tempo.

Cada episódio de abstinência pós-aguda geralmente dura poucos dias. Uma vez que você está em recuperação por um tempo, você vai descobrir que cada episódio geralmente dura por alguns dias. Não há gatilho óbvio para a maioria dos episódios. Você vai acordar um dia sentindo-se irritado e ter um baixo consumo de energia. Se você aguentar por apenas alguns dias, ele vai levantar tão rapidamente como começou. Depois de um tempo você vai desenvolver a confiança de que você pode passar disso tudo, porque você vai saber que cada episódio é por tempo limitado.

A ABSTINÊNCIA PÓS-AGUDA GERALMENTE DURA 2 ANOS.  Esta é uma das coisas mais importantes que você precisa lembrar. Se você está pronto para o desafio. Mas se você acha que a abstinência pós-aguda vai durar apenas alguns meses, então você vai ser pego de surpresa, e quando você está desapontado que você tem mais chances de recaída.

COMO CONVIVER COM A ABSTINÊNCIA?

Seja paciente. Você não pode apressar a recuperação. Mas você pode passar por isso um dia de cada vez. Se você se ressente ou tenta intimidar o seu caminho através dela, você irá tornar-se exausto. E quando você está exausto você vai pensar em usar para escapar.

Sintomas de abstinência pós-agudos são um sinal de que seu cérebro está se recuperando. Portanto, não corra deles. Mas lembre-se, mesmo depois de um ano, isto ainda é apenas metade do caminho.

Vá com o fluxo. Os sintomas de abstinência são desconfortáveis. Mas quanto mais você se ressente-lhes o pior eles parecem. Você vai ter muitos bons dias ao longo dos próximos dois anos. Aprecie-os. Você também vai ter muitos dias ruins. Nesses dias, não tente fazer demais. Cuide de si mesmo, foque em sua recuperação, e você vai passar por isso.

Pratique o auto-cuidado. Dê-se muitas pequenas pausas ao longo dos próximos dois anos. Diga a si mesmo “o que eu estou fazendo é o suficiente”. Seja bom para si mesmo. Isso é o que a maioria dos viciados não pode fazer, e é isso que você deve aprender na recuperação. A recuperação é o oposto do vício.

Às vezes, você vai ter pouca energia ou entusiasmo por nada. Entenda isso. Dê-se permissão para se concentrar em sua recuperação.

Você vai passar semanas sem sintomas de abstinência, e então um dia você vai acordar e sua abstinência vai bater em você como uma tonelada de tijolos. Você vai ter dormido mal. Você vai ficar de mau humor. Sua energia estará baixa. E se você não estiver preparado para isso, se você acha que a abstinência dura apenas alguns meses, ou se você acha que você vai ser diferente e não vai ser tão ruim para você, então você vai seja pego desprevenido. Mas se você sabe o que esperar, você pode fazer isso.

Ser capaz de relaxar irá ajudá-lo através desta fase. Quando você está tenso, você tende a se debruçar sobre os seus sintomas e torná-los pior. Quando você está relaxado, é mais fácil para não ser pego nelas. Você não está tão desencadeado por seus sintomas, o que significa que você é menos provável de recaída.

Lembre-se, a cada recaída, não importa quão pequena, desfaz os ganhos de seu cérebro fez durante a recuperação. Sem abstinência tudo vai desmoronar. Com a abstinência tudo é possível.

RECUPERAÇÃO E RECAÍDA: ESTRATÉGIA E PREVENÇÃO

Existem duas fases: aguda, que geralmente dura no máximo algumas semanas. Durante este estágio, você pode experimentar sintomas de abstinência física. Mas todas as drogas é diferente, e cada pessoa é diferente.

A segunda etapa, síndrome de abstinência pós aguda. Durante esta fase você vai ter menos sintomas físicos, mas os sintomas mais emocionais e psicológicos de abstinência.

Abstinência pós-aguda ocorre porque a química do cérebro está gradualmente voltando ao normal. Como seu cérebro melhora os níveis de suas substâncias químicas do cérebro flutuar ao se aproximar do novo equilíbrio causando sintomas de abstinência pós-agudos.

A maioria das pessoas sente alguns sintomas de abstinência pós-agudos. Considerando que, na fase aguda de retirada de cada pessoa é diferente, na abstinência pós-aguda a maioria das pessoas têm os mesmos sintomas.


O jeito certo de lidar com isso? Muita ajuda profissional, o apoio e suporte de familiares e amigos e tudo mais que você puder. Afaste-se das más influências, sejam eles companheiros, companheiras, amigos ou amigas. Afaste-se de ambientes que não sejam saudáveis. Assim, você garante que sua abstinência não terá sido em vão e você se recupere, para a felicidade de todos.


imagem: google 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...