30.10.17

3 meses sem fumar X compulsão por compras

Só tenho uma coisa para falar sobre o terceiro mês sem cigarro: não é porque você fez uma coisa inteligente (parou de fumar) que ficou rico.

Ah, como eu queria que alguém tivesse me dado esse conselho! Quem sabe assim eu não teria entrado no ciclo compulsão > culpa > autopunição. Será? 

Mas onde colocar a compulsão se na comida eu não estava permitindo jogá-la? Se não me permitia comer um mísero bombom?

No trabalho? Nada feito! Não tinha cabeça, concentração, nem inspiração para escrever ou começar qualquer projeto novo que fosse - além disso, os primeiros sintomas de depressão começaram a aparecer. 

Na atividade física? Well, apesar de treinar duas horas por dia todos os dias nunca tive aptidão para rata de academia. Vencer a preguiça (não era preguiça, era depressão!) para fazer as duas horas de atividade já era muito...

Onde colocar? Onde colocar? Para onde deslocar a maldita compulsão que acompanha todo viciado?

Para as compras! 

Tudo besteirinha: esmaltes, bijux, calcinhas, livros de sebo ou de banca de jornal, promoções de R$9, 90. Acontece que de R$9,90 a R$9,90 você pode queimar uma viagem para Buenos Aires.

Fiquei endividada, claro! Não conseguia trabalhar e estava gastando mais do que tinha. O sentimento de culpa aumentou e piorou ainda mais a depressão que começava a mostrar seus dentes de chumbo.

Era mais forte do que eu, simplesmente não conseguia parar de comprar. O bem estar promovido pelo ato de comprar aliviava minha angustia, mas assim como acontece com qualquer droga o efeito durava pouco. Todo dia eu acordava e fazia das lojas de Copacabana o meu paraíso e meu inferno.

Sobre compras compulsivas:

Preocupação excessiva, perda de controle sobre o ato de comprar; aumento progressivo do volume de compras; tentativas frustradas de reduzir ou controlar as compras; comprar para lidar com angústias ou outra emoção negativa; mentiras para encobrir o descontrole com compras; prejuízos nos âmbitos social, profissional e familiar; problemas financeiros causados por compras. Essas são as principais características de indivíduos que apresentam o transtorno de compra compulsiva – a chamada oniomania, palavra derivada dos termos gregos oné (a compra, a aquisição) e manía (a insânia, a fúria). saiba mais

Somente depois de passar uma madrugada inteira num looping de crise ansiosa (fluxo de pensamentos catastróficos sem relação com a realidade e sem controle) e de quase morrer afogada no mar na manhã seguinte é que voltei para a terapia.


Compreendi que precisava de ajuda profissional. A compulsão deslocada para as compras ainda demorou alguns meses para cessar...

monicamontone


imagem: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...