1.10.17

gusttavo lima entra em depressão ao parar de fumar

Das coisas que amo fazer: estudar, pesquisar, ler, juntar informações.

Com a questão do tabagismo não seria diferente.

E foi justamente numa dessas pesquisas que encontrei um breve depoimento -  breve, porém importantíssimo -  do cantor sertanejo Gusttavo Lima à revista Quem:

O sertanejo Gusttavo Lima enfrentou uma depressão recentemente e sofreu com a crise de abstinência do cigarro, que abandonou há sete meses, segundo a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra. "Agora estou ótimo, saí da depressão. Foi um período muito difícil. Estava descontente com os rumos da minha carreira e isso abalou minha vida pessoal" [...] Aliviado com o fim do hábito de fumar, o sertanejo conta que manteve o vício por dez anos. "Comecei quando era adolescente. Há sete meses decidi parar. Estava afetando minha voz, minha saúde. Foi um processo complicado. Tive crises sérias de abstinência de nicotina. Tudo o que eu comia, vomitava." fonte

Por que considerei importantíssimo? 

1. porque ninguém gosta de assumir um quadro de depressão publicamente e quando uma figura pública o faz acaba abrindo espaço para discussões acerca do tema ajudando a quebrar preconceitos;

2. geralmente quem para de fumar fala apenas dos sintomas da abstinência física (fissura) e da irritabilidade -  Gusttavo Lima foi o primeiro famoso que vi falando abertamente sobre a parte chata e feia de parar de fumar

3. ninguém avisa ao fumante que depois de vencer o seu maior inimigo (a vontade de fumar) ele terá que vencer um bem pior: a depressão que se instala - ou já estava instalada, porém mascarada pela nicotina;

4. pelo sentimento de empatia: é sempre bom saber que outras pessoas passaram ou estão passando por algo semelhante ao que vivemos, conforta, nos sentimos menos sós. 

Eu abri um quadro de depressão com sintomas de crise ansiosa. Quero falar de ambas as coisas em posts separados num outro momento. 

Por ora quero apenas dizer que é estatisticamente comprovado que a maioria das pessoas que param de fumar apresenta traços de depressão e que é preciso encarar esse fato e buscar ajuda médica.

Eu optei por tratamentos alternativos e não farmacológico ( terapia, homeopatia, floral, acupuntura, meditação). Os resultados têm sido lentos, tive picos agudos de desespero e melancolia, mas com 11 meses sem fumar vejo que começo a sair desse buraco. 

Em alguns casos o uso de medicamento é imprescindível, mas quem poderá avaliar isso são você e seu médico (ou terapeuta). 

Seja como for, busque ajuda e lembre-se que essa depressão não é VOCÊ, essa depressão não é SUA, ela é fruto apenas de uma descompensação química (seu cérebro reclamando a ausência da nicotina) e do sentimento de luto que a mente passa a ruminar. 

Se compreendermos que a depressão que nos acomete alguns meses depois de pararmos de fumar é uma espécie de "depressão pós-parto" entenderemos que ela é apenas um efeito colateral e que se encarada com coragem (e tratamento) vai passar. 

Sim, é uma espécie de depressão pós-parto, pois nascemos para um novo eu e para uma nova vida quando paramos de fumar e nem sempre estamos preparados para tantas mudanças -  mas isso já é assunto para outro post. 


nota 

Gusttavo Lima falou à revista Quem em 2014, mas em 2016 teve recaídas e falou ao site Ego:

Durante o encontro, Gusttavo contou que parou de fumar. "Comecei a fumar em 2005, porque achava bonito, achava legal. Estava com 15, 16 anos, era muito sozinho. Meus pais moravam em Minas e eu em Brasília. Parei em 2014, fiquei um ano sem fumar e voltei. Fui pra roça com meu pai, pedi um trago pra ele e aí voltei. Fui pra cidade comprar cerveja e já comprei um maço. Agora faz dez dias que parei de fumar, estou ficando louco! Faz muito mal! Ainda mais para mim que canta." fonte

Se o cantor continua abstêmio ou não, não saberia dizer (não encontrei referências). Seja como for, recaídas fazem parte do processo (eu mesma estou na sétima tentativa de parar de fumar) e não se deve desanimar caso elas aconteçam. 

monicamontone


Gusttavo Lima (foto google)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...