5.11.17

a importância de criar novos rituais ao parar de fumar

Criamos rituais para quase tudo o que fazemos e esse comportamento automático (e muitas vezes inconsciente) tem a função de gerar códigos para que nossa mente entenda o que desejamos fazer.

O ritual de acordar, por exemplo, cada um tem o seu, mas caso acordemos atrasados para um compromisso e deixemos de cumprir alguma etapa do "ritual acordar" sentimos que o dia demora a engatar, ocorre uma sensação de dispersão e atordoamento, não é mesmo?

Fumantes pesados (como fui) costumam incluir um ou dois cigarros no meio do ritual de despertar. E fazem isso por anos a fio.
 
Como acordar então, sem parte do ritual? Como fazer a nossa mente entender que acordamos? 

Criando um novo ritual! 

No começo a mente vai chiar, não vai entender bem o comando e só de pirraça vai ofertar atordoamento e dispersão aos baldes, mas com tempo tudo se ajeita - li outro dia que a nossa mente precisa de 21 dias para criar um novo hábito. 

Eu, que sempre fumava ao acordar -  e enquanto fumava checava emails e redes sociais - passei a usar esse tempo da manhã para cuidar da pele do rosto e me alongar. Sempre achei o máximo as garotas disciplinadas que lavam o rosto com sabão neutro em movimentos circulares, depois passam tônico, protetor solar e bbcrem logo pela manhã.  Pois bem, me tornei uma delas! 

Outra mudança? 

Mudei por um tempo de Café. Sempre amei ler e escrever em Cafés e quase todos os dias eu ia para o "meu escritório, um bistrô charmoso com mesas ao ar livre e liberado para o fumo. Porém, percebi que bastava me sentar na "minha cadeira" para uma ansiedade tremenda me queimar no peito. Parei de frequentar o "meu escritório" por um tempo e acabei descobrindo lugares ótimos nas redondezas. 

Portanto, fica a dica: fumava sempre que sentava no canto x do sofá? Não sente no canto x; fumava antes de dormir? Crie um hábito que só fará antes de dormir (que tal chá?).

Detecte todos os rituais que fazia com o cigarro e coloque um novo (e mais saudável) hábito no lugar dos que puder. 

Se faz necessário a criação de uma nova rotina quando paramos de fumar, não tem jeito. A boa notícia é que depois de alguns meses conseguimos retomar alguns prazeres antigos, mas sem ansiedade - eu, por exemplo, voltei a frequentar meu escritório e já não fico mais agitada quando me sento "na minha" cadeira. Viva!


monicamontone


foto: minha nova mesa de trabalho. 
antes tinha cigarro e cinzeiro cheio, agora tem chá e chiclete sem açúcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...