24.8.17

por que será que temos tanto medo de engordar?

“Você está louca, simplesmente louca. Não é possível que você tenha engordado 8kg, que tenha passado de 59kg para 67kg e agora esteja com 66kg. Isso só pode ser coisa da sua cabeça. Onde você anda se pesando? Você não está exagerando? Juro, não dá para perceber, relaxe”!

Eis o que escuto toda vez em que comento sobre meu processo de abstinência e ganho de peso recorrente.

Gente, para! Eu sei me vestir (thank, God!) e estava de fato bem magrinha quando comecei o processo -  aliás, eu emagreci três quilos antes de parar justamente para tentar contrabalancear as coisas nessa fase que eu por experiência própria já sabia que poderia ter (teria!) esse efeito colateral. 

Sei me vestir bem e sei buscar meus melhores ângulos para as fotos como qualquer pessoa que gosta de tirar fotos. Tenho muitas fotos bagaceiras onde muitas coisas sobram (e dobram) que me deixam irritada, já cheguei a chorar vendo algumas delas e fico puta da vida comigo quando "desperdiço" algumas sessões de terapia para falar disso, “uma coisa tão idiota”. 

Mas será que é idiota, mesmo?

Será que é só o peso, só o corpo, só vaidade? 

O que será que o medo de engordar ao parar de fumar oculta? Medo de não ser aceito? Medo de não ser amado?

O interessante é que os vícios sempre carregam consigo uma dose cavalar de compulsão e que toda compulsão, todo excesso, esconde uma falta (geralmente de afeto e atenção na infância).

Será que engordar ao deixar de fumar não seria uma forma inconsciente de tentar esconder alguma falta que a fumaça não esconde (ou preenche) mais? Ou esses questionamentos são apenas psicanálise de botequim? 

Eu preciso é largar a mão de ser besta e aceitar minhas faltas, meus excessos, minhas futilidades, meus medos.

Por que diabos eu não posso ter medo de engordar se vivo numa sociedade que espera que todas as mulheres sejam magras? Por que tenho que ser bem resolvida quanto a isso?

Sim, vou levar esse assunto para a minha terapia até descobrir o que ele esconde, do que tenho medo de fato, o que preciso curar e perdoar dentro de mim.

E sim, vou continuar usando roupas que me favorecem e buscando os melhores ângulos para as fotos, por que não? 

monicamontone

falando nisso


Sobre essa coisa de usar roupas que valorizam... Meniiiiiinas, please, usem roupas do tamanho de vocês! Não tenham medo do número da etiqueta. Vocês vão parecer muito maiores do que realmente são se estiverem arrochadas em calças dois números menores que os seus. Quem também falou sobre o uso de roupas com numeração correta foi a corajosa Fani Pacheco, que engordou 18kg e depois de sentir muita pena de si resolveu resignificar sua relação com o corpo e montar um canal no Youtube para falar sobre esses tabus: ganho de peso, gordofobia e transtorno alimentar. Vale a pena se despir dos preconceitos -  tá, a moça é ex-bbb, e daí? – e conferir. 



julho, sete meses sem fumar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...