23.8.17

as mudanças do meu corpo em 9 meses sem cigarro


“Como faz”, produção? “Como faz” para parar de fumar e não engordar sem ter-que-obrigatoriamente virar garota fitness ou no mínimo adepta de corrida?

Eu detesto corrida! E detesto academia. Sempre pratiquei atividade física, sempre fui extremamente ativa. Quando criança fiz jazz e na adolescência vôlei, capoeira e jazz; mais tarde yoga, hidroginástica, pedaladas de bike na orla, longas caminhadas, trilhas. Talvez por este motivo, e por ter uma alimentação bacana e cuidadosa (sou ovo-lacto-vegetariana desde criança e nunca fui fã de doces e frituras) nunca sofri o famoso efeito sanfona. As poucas vezes que ganhei peso de forma significativa foram aquelas em que parei de fumar, infelizmente.

Como desta vez estava (estou) determina a mudar essa condição, saí fazendo muitas pesquisas, dentre elas, buscas na internet a procura de uma inspiração, ou seja, alguém que tivesse conseguido realizar a proeza de parar de fumar sem engordar.

E não é que encontrei algumas!

Umas viciadas em corridas e maratonas;  outras por atividades físicas pesadas, diárias, sofisticadas, bem ao estilo “musa fitness”.

A mais conhecida delas, a ex-bbb Thalita Lipp, que mudou radicalmente seus hábitos alimentares e seu estilo de vida e hoje exibe em sua conta no Instagram um corpo sarado em posições de yoga -  suas postagens são sempre sobre treinos, alongamentos, posições de yoga, barriga negativa, comida fit, roupa de ginástica.

“Como faz”, produção? “Como faaaaaaaaaaaaaz”?Eu não queeeero isso para mim! Não quero ser garota fitness!! Não que seja errado, feio ou coisa que não valha. Cada um sabe o que é melhor para si. Apenas não é esse estilo de vida que quero PARA MIM: voltado totalmente para a manutenção do meu corpo com "a desculpa" de que estou buscando mais saúde e qualidade de vida.

Não quero trocar uma compulsão por outra -  mesmo que a compulsão por “saúde” e manutenção do corpo seja aparentemente melhor que o vício pela droga do cigarro.

Não quero ser garota fitness, a mim basta ter o corpo que sempre tive.

E correr, produção? Você consegue me imaginar de bermuda de lycra, camiseta de maratona e viseira por aí? Beijando medalhas no Insta? Não, né, produção!?  Com todo o respeito aos corredores e corredoras (aliás, tenho bons amigos que correm e vivem me convidando, dizendo que correr é tão bom quanto meditação para a mente), mas definitivamente isto não é para mim.

Acontece que o que venho fazendo, aparentemente, não está funcionando muito bem. Ou será que está!?

Será que está e o ganho de peso que tive é natural (inexorável)  a todo começo de processo de abandono de vício? Afinal, até a diva-deusa da Gisele engordou 6kg quando parou, rarará.. 

Faço cinco (ou quatro) vezes por semana uma sequência de duas horas de atividade física: 1h de jump ou spinning ou caminhada vigorosa + 1h de algum funcional (pilates, consciência corporal, balé fitness, yôga, etc).

Quanto à alimentação, mantive a alimentação saudável de sempre, não descambei para doces, guloseimas, frituras ou gorduras, no entanto voltei a comer carboidratos naturais (frutas, raízes, aveia, grãos integrais) e percebo que aumentei minhas porções (repito tudo o que como e antes não fazia isso; sim, sinto mais fome que antes) e aumentei também a quantidade de cervejinha ou vinho nos finais de semana.

Estou há nove meses sem fumar e só comecei a ganhar peso quando parei completamente com a reposição de nicotina e deixei a dieta low carb de lado - sobre a minha experiência com a dieta falarei mais adiante. Engordei 8kg depois que parei a reposição e a dieta, ou melhor, 7kg, consegui diminuir o ponteiro da balança nas últimas semanas ao adotar uma medida simples: cortar RADICALMENTE a bebida alcoólica.

Vou seguir nessa linha, sem beber por um tempo, para ver o que acontece. Meu objetivo é ter o corpo normal que sempre tive sem precisar passar por grandes restrições alimentares e/ou ter que me tornar amante de corrida ou garota fitness. Será que rola, produção? "Diz que sim, diz que sim, diz que sim, siiiiiiiiiim"!?

Eu sei, eu sei... Eu imagino o que você possa estar pensando ao ler o relato acima: “mas se ela que não come porcarias e treina duas horas por dia engordou, eu, então, que sou louco(a) por tranqueira e meio sedentário (a) vou engordar 20kg se parar de fumar”.

Lamento em informar, mon bijou, mas a realidade é que alguma concessão você vai ter que fazer, sim. Eu, por exemplo, adoro tomar vinho rosé, champanhe e cerveja artesanal aos finais de semana, mas tô abrindo mão desse prazer por uns tempos... De repente dá certo! De repente o esquema é exatamente esse: entender que tudo o que fizermos nessa fase de readaptação é PROVISÓRIO, por apenas uns tempos... E seja o que Deus quiser...

monicamontone


parei de fumar no dia 31 de outubro de 2016


em janeiro, com dois meses e meio sem fumar, fazendo reposição de nicotina com chiclete e dieta low carb (59kg)


em fevereiro (carnaval), com três meses sem fumar e fazendo reposição de nicotina com chiclete e dieta low carb (59kg)


junho, com aproximadamente sete meses em fumar, sem reposição de nicotina e comendo carboidratos naturais como frutas, raízes e grãos integrais (63kg)


agosto, com aproximadamente nove meses sem fumar e sem reposição de nicotina e comendo carboidratos naturais como frutas, raízes e grãos integrais  (66kg)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...